Enquanto fornecedores de janelas para residências, empresas e espaços comerciais em Portugal, somos muitas vezes questionados sobre vidros de segurança. No que toca a janelas com vidro de segurança em Portugal, uma outra questão recorrente é relativa às vantagens do vidro laminado versus vidro temperado. É este assunto que veremos abordado neste artigo.
Principais diferenças entre ambos com base em algumas características
O vidro laminado, como é frequentemente chamado, consiste em dois ou mais vidros unidos com uma ou mais camadas de polivinilbutiral (PVB).Estas camadas de vidro são unidas à camada intermedia por meio de calor e pressão, resultando num vidro compacto que se mantem no local em vez de estilhaçar quando partido por assaltantes ou por um desastre natural.
Por outro lado, o vidro temperado é um vidro normal temperado por aquecimento, alta pressão e tratamentos químicos.
Apesar de a sua resistência ser muito maior que a de um vidro normal, o vidro temperado quebra-se e estilhaça-se quando impactado fortemente.
O vidro temperado tem maior índice de dureza face ao vidro laminado mas, porque estilhaça sob impacto, faz com que o vidro laminado seja uma melhor escolha para alguns locais.
Se o seu objetivo é ter proteção e segurança em sua casa ou na sua empresa, o vidro laminado de segurança é o mais indicado.
O vidro temperado, no entanto, é a escolha mais usualpara aplicações de vidro internas, como prateleiras de frigoríficos, portas de fornos, portas de proteção contra chuva, portas de chuveiro e outras áreas do WC.
O vidro laminado permite, ainda, que personalize as suas portas e janelas. O facto de possuir uma camada intermedia possibilita que ferramentas de design possam incluir imagens visuais no vidro. Já com o vidro temperado, apenas feito de vidro, tal não é possível.
Dependendo das suas preferências, requisitos e orçamento, a nossa equipa está apta a ajudá-lo a escolher o melhor vidro para as suas janelas em Lisboa.